Newbiota

Pets gato e cão

Newbiota

Bem-vindos!

Parabéns por acreditar na ciência e praticar uma das biotecnologias mais avançadas e disruptivas para a saúde dos cães. Aqui, apresentaremos informações básicas sobre a técnica, procedimentos e manuseio do Newbiota, mas qualquer dúvida, não hesite em nos ligar. Será um prazer ajudá-los.

O que é o TMF?

O transplante fecal (TMF) é uma biotecnologia que tem como objetivo restaurar, revitalizar e ou modificar o microbioma de um indivíduo, a partir do material fecal de um doador de extrema saúde, que passou por uma rigorosa triagem, incluso a identificação detalhada da sua microbiota pela metodologia de analise do sequenciamento genetico RNA 16s.

Em que paciente devo realizar?

O transplante fecal é indicado para pacientes com injurias gastrointestinais crônicas, como promessa alternativa ao uso contínuo de corticóides e demais moduladores inflamatórios, como ciclosporinas entre outros. Também é recomendado para pacientes atópicos. É recomendado para toda aplicação clínica que remete à revitalização do microbioma intestinal, considerando sua importância para a saúde geral do paciente. Exemplos de aplicação:

  • Gastroenteropatias crônicas: linfangiectasia, doença inflamatória crônica, pancreatite exócrina.
  • Atopias dermatológicas.
  • Animais idosos.
  • Doenças renais crônicas.
  • Diabetes e disfunções cognitivas.

Quais são os riscos?

O transplante é um procedimento rápido, seguro e indolor.

Qual a diferença em comparação ao uso de simbióticos?

A grande diferença entre o TMF e os simbióticos em geral é que no TMF ocorre efetiva colonização da microbiota, revitalização e crescente predomínio das espécies desejadas, como o Clostridium hiranonis e Blautias. Essa transformação pode ser definitiva, mudando o microbioma do paciente, alterando a relação com o organismo e consequentemente modulando as respostas inflamatórias crõnicas de baixo grau, definitivamente.

Como é manipulado o Newbiota?

O Newbiota é um enema fecal feito a partir do conteúdo fecal de animais devidamente avaliados que são denominados doadores. Além de uma avaliação clínica rigorosa, score corporal, com mais de 50 exames bioquímicos, e ultrassom, são avaliadas todas as bactérias presentes no trato digestório, pelo método de sequenciamento 16s RNA e comparados com um painel de disbiose. São definidos como padrão animais que contêm mais de 90% das bactérias desejáveis, segundo dados de pesquisas de 10 anos (vide revisão anexa) . Após a diluição adequada do material, o mesmo é conservado e armazenado em ultra-freezer a -85°C.

Como realizar o transplante?

É simples, rápido e seguro. Você está recebendo o material já com as seringas próprias e o conteúdo devidamente ajustado conforme sua solicitação. A seringa deve ser descongelada em geladeira e aquecida em banho maria até atingir 30 graus. Em seguida, o transplante deve ser realizado como mostra a figura.

Newbiota
Cuidados após o transplante

Após o transplante, o paciente deverá ficar contido (de preferência numa baía de internação por no mínimo 2 horas) e alimentado apenas 4 horas após a realização do transplante. Isto para evitar refluxo do material infundido.